A comida orgânica é melhor do que a não orgânica?

O termo orgânico se refere ao processo de como certos alimentos são produzidos. Os alimentos orgânicos foram cultivados ou criados sem o uso de químicos artificiais, hormônios, antibióticos ou organismos geneticamente modificados. A fim de ter no rótulo o termo orgânico, o alimento precisa ser livre de aditivos alimentares artificiais. Isso inclui adoçantes artificiais, conservantes, corantes, flavorizantes e glutamato monossódico. Mudas organicamente cultivadas usam fertilizantes naturais para melhorar o crescimento das plantas. Os animais criados de forma orgânica não consomem antibióticos ou hormônios.

nutricao-joyce-nutricionista-sao-paulo-alimentos-organicos-comida-nao-organica

Estudos comparando o conteúdo de nutrientes em alimentos orgânicos e não orgânicos têm resultados controversos. No entanto, evidências sugerem que alimentos orgânicos podem ser mais nutritivos. Vários estudos mostram que eles geralmente contêm níveis mais altos de antioxidantes e micronutrientes como vitamina C, zinco e ferro. Esses alimentos também apresentam menos teor de nitrato, o qual em altos níveis está associado com o risco de certos tipos de câncer.

O leite orgânico e laticínios parecem conter níveis maiores de ômega-3 e quantidades ligeiramente maiores de ferro, vitamina E e alguns carotenoides. No entanto, podem conter menos selênio e iodo do que laticínios não orgânicos, dois minerais essenciais para a saúde. Escolher alimentos orgânicos podem reduzir a exposição à toxinas, resíduos de pesticidas e bactérias resistentes à antibióticos, no entanto, os níveis de toxinas em produtos regulares estão geralmente abaixo dos limites de segurança.

Referência:

https://authoritynutrition.com/what-is-organic-food/

Uma ideia sobre “A comida orgânica é melhor do que a não orgânica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *