A verdade sobre o ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são um dos tipos de gorduras saudáveis. Eles podem ajudar a diminuir o risco de doença cardiovascular, depressão, demência e artrite. Ele pode ser obtido dos alimentos ou por suplementos. Existem três tipos de ômega-3, dois tipos DHA e EPA são encontrados nos peixes e o ALA é encontrado nos óleos vegetais, linhaça, nozes e vegetais folhosos verdes escuros. O ômega-3 ajuda na saúde cardíaca de várias formas. Ele ajuda a atenuar a inflamação nos vasos sanguíneos e no resto do corpo. Em doses altas também pode tornar o ritmo cardíaco anormal menos propenso e diminuir o nível de gorduras nos vasos chamadas de triglicerídeos. Finalmente, podem retardar o acúmulo das placas gordurosas dentro dos vasos sanguíneos.

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A Associação Cardíaca Americana recomenda 1g/dia de EPA + DHA para pessoas com doenças cardíacas. Recomenda ainda um consumo de pelo menos duas porções por semana de peixes. Outras fontes comuns de ômega-3 são brócolis e edamame. Estudos sugerem que ele pode atenuar a dor e rigidez em pessoas com artrite reumatoide. Uma dieta rica em ômega-3 pode também melhorar a eficácia de medicamentos anti-inflamatórios. Alguns estudos sugerem que os suplementos de ômega-3 podem atenuar os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e prevenir a depressão. Evidências também indicam que ele pode ajudar na proteção contra demência e declínio cognitivo relacionado com a idade.

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Se não gostar de peixe, pode tomar os suplementos; sempre com prescrição médica e/ou nutricional. Altas doses podem interferir em alguns medicamentos e aumentar o risco de sangramento. Se você não gosta de peixe nem de óleo de peixe, pode garantir a dose de DHA com os suplementos a base de algas.

 

Referência:

http://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-omega-3-health-benefits?ecd=wnl_din_071115&ctr=wnl-din-071115_nsl-ld-stry_3&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

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