Água de coco na hidratação e performance física

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A manutenção do status de hidratação é crucial para o atleta e pode ter um impacto direto na performance física. Enquanto para algumas pessoas a ingestão de água é o suficiente para manter o status de hidratação, aquelas envolvidas em uma atividade física vigorosa, particularmente em um ambiente quente, podem precisar de bebidas contendo carboidratos e eletrólitos. As bebidas esportivas são uma opção, o problema é que muitas delas têm altas quantidades de carboidratos que podem provocar um estado hipertônico, causando problemas gastrointestinais como a diarréia, inchaço abdominal, náusea, vômito e câimbras abdominais. Uma opção mais saudável é a água de coco.

O principal eletrólito presente na água de coco é o potássio, enquanto a alternativa, as bebidas esportivas, contém sódio como o principal eletrólito. Enquanto os efeitos de bebidas contendo sódio na retenção de fluidos e na capacidade de exercício no calor tem sido previamente demonstrada, os efeitos de bebidas contendo potássio como a água de coco ainda não apresentam resultados consistentes. É bem estabelecido na literatura que o consumo de carboidrato, também presente na água de coco, melhora a performance, principalmente se o exercício for realizado em um ambiente quente. A ingestão prévia de água de coco resulta em uma menor excreção urinária, indicando a maior capacidade de hidratação desta.

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A água de coco propicia uma maior retenção de fluidos em comparação com a água e as bebidas esportivas. Dito isso, é possível especular que ela possa ser utilizada tanto como estratégia de hidratação pré como pós prova. No entanto, seu consumo durante o exercício ainda está em debate devido aos riscos de desconforto gastrointestinal.

 

Referências:

LAITANO, O. et al. Improved exercise capacity in the heat followed by coconut water consumption, Motriz, Rio Claro, v.20 n.1, p.107-111, Jan./Mar. 2014.

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