Benefícios comprovados das sementes de chia

Sementes de chia estão entre os alimentos mais saudáveis do planeta. Elas são ricas em nutrientes que podem trazer benefícios importantes para o seu corpo e cérebro. Apesar de seu pequeno tamanho, as sementes de chia são um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Elas são ricas em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3 e vários micronutrientes. Elas são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger as gorduras delicadas das sementes. Elas também têm vários benefícios para a saúde. Quase todos os carboidratos das sementes de chia são fibras. Isso lhes dá a capacidade de absorver 10 a 12 vezes seu peso em água. A fibra também tem vários efeitos benéficos na saúde.

Sementes de chia são de alta qualidade em proteína, muito maior do que a maioria dos alimentos vegetais. A proteína é o macronutriente mais amigo da perda de peso e pode reduzir drasticamente o apetite e os desejos. Elas são ricas em proteínas e fibras, e ambas demonstraram ajudar na perda de peso. No entanto, estudos sobre sementes de chia forneceram resultados mistos. Elas são muito ricas no ácido graxo ômega-3 ALA. No entanto, os seres humanos não são bons em converter isso em DHA, o mais importante ácido graxo ômega-3. Estudos sobre os efeitos das sementes de chia sobre os fatores de risco para doenças cardíacas são inconclusivos. Alguns estudos sugerem benefícios, outros não.

As sementes de chia são ricas em cálcio, magnésio, fósforo e proteína. Todos esses nutrientes são essenciais para a saúde óssea. Estudos mostram que elas podem diminuir o aumento de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos, possivelmente beneficiando as pessoas com diabetes tipo 2. Evidências limitadas sugerem que comer sementes de chia pode reduzir um marcador inflamatório conhecido como PCR-as. No entanto, os benefícios para a saúde são incertos e mais estudos são necessários.

Referência:
Martínez-Cruz, O. Paredes-López, O. Phytochemical profile and nutraceutical potential of chia seeds (Salvia hispanica L.) by ultra high performance liquid chromatography. J Chromatogr A. 2014 Jun 13;1346:43-8.
Nieman, D. C. et al. Chia seed supplementation and disease risk factors in overweight women: a metabolomics investigation. J Altern Complement Med. 2012 Jul;18(7):700-8.
Sandoval-Oliveros, M. R.; Paredes-López, O. Isolation and characterization of proteins from chia seeds (Salvia hispanica L.). J Agric Food Chem. 2013 Jan 9;61(1):193-201.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *