Benefícios do Iogurte

O iogurte é um laticínio fermentado pelo ácido lático bacteriano. Apesar de ter sua composição similar ao leite, ele tem uma maior concentração de proteínas, vitaminas e minerais, como a vitamina B2, a B12, cálcio, magnésio, potássio, zinco, entre outros. Por exemplo, um iogurte magro (menor concentração de gorduras) contém aproximadamente 50% mais potássio, cálcio e magnésio por 250 ml de leite desnatado. Apesar das evidências serem limitadas o consumo de iogurte está inversamente associado com o ganho de peso, o espessamento da artéria carótida, síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

O iogurte está associado com uma qualidade dietética geral melhor, com um maior consumo de nutrientes deficitários e com um perfil metabólico mais saudável, independente da qualidade geral da dieta. Em estudos com adultos, os consumidores de iogurte normalmente seguem um padrão dietético mais saudável, com um menor consumo de gorduras, um maior consumo de frutas e verduras, tofu, leguminosas, castanhas, carnes brancas, grãos integrais e vinho tinto. Além disso, o iogurte parece ser melhor tolerado pelas pessoas deficientes em lactase (intolerantes à lactose).

Estudos apontam uma relação inversa entre o consumo de iogurte e os níveis de triglicerídeos, glicose e insulina, resistência à insulina e pressão arterial (devido a inibição dos efeitos da enzima convertora de angiotensina). Os probióticos presente neste alimento podem modificar favoravelmente a microbiota intestinal, a qual participa ativamente do metabolismo energético, do sistema imune e de doenças metabólicas. Apesar de todos os benefícios a maioria dos iogurtes ainda não contém quantidades significativas de fibras, vitaminas B9, A, D, E e C; e devem ser supridas por outros alimentos de uma dieta equilibrada. Confira mais benefícios: https://bit.ly/2ojneDW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *