Como a dieta cetogênica pode ajudar na perda de peso e no combate de doença metabólica

A obesidade e doenças metabólicas são um grande problema de saúde mundial. Cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem anualmente por causas associadas com a obesidade. Uma dieta cetogênica é rica em gordura, moderada em proteína e extremamente baixa em carboidratos. Como os carboidratos são reduzidos e a gordura é aumentada, o corpo entra em um estado metabólico chamado de Cetose. Com isso o corpo começar a transformar gorduras em cetonas, as quais são moléculas que podem fornecer energia para o cérebro. Após alguns dias ou semanas com tal dieta, o corpo e o cérebro se tornam muito eficientes em queimar gordura e cetonas como combustível ao invés de carboidratos.

dieta cetogenica para perda de gordura

A dieta cetogênica também diminui os níveis de insulina e, que junto com o aumento das cetonas, são as principais razões para os benefícios dessa dieta. Alimentos dessa dieta iincluem carne, peixe, manteiga, ovos, queijos, óleos, castanhas, abacate, sementes e vegetais com baixo teor de carboidratos. Em contraste, quase todas as fontes de carboidratos são eliminadas, incluindo os grãos, arroz, feijões, batata, doces, leite, cereais, frutas e até alguns vegetais ricos nesse nutriente. A dieta cetogênica é eficaz na perda de peso.

A insulina tem um papel importante na diabetes e doença metabólica. A dieta cetogênica é extremamente eficaz para diminuir os níveis de insulina, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Ela também pode melhorar a saúde metabólica através da melhora da função da insulina, queda da inflamação e promoção da perda de gordura, entre outros.

Nenhuma dieta isolada é adequada para todo mundo, especialmente devido as diferenças do metabolismo de cada um, genes, tipos de corpo, estilos de vida, gostos e preferências pessoais. No entanto, a dieta cetogênica pode operar milagres em pessoas sobrepesas ou em risco de síndrome metabólica. Pode ainda ser utilizada em curto prazo para ajudar a perder gordura e melhorar a saúde. Ainda assim precisa de muita disciplina e deve ser acompanhada de uma alimentação saudável, de preferência orientada por um nutricionista.

Referência:
https://authoritynutrition.com/ketogenic-diet-and-weight-loss/

Uma ideia sobre “Como a dieta cetogênica pode ajudar na perda de peso e no combate de doença metabólica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>