Como escolher as gorduras certas

A gordura não é a inimiga. Para ter uma boa saúde e, até mesmo perder peso, você precisa incluir a gordura – o tipo certo e não em grande quantidade – na sua dieta. A gordura ajuda cada célula do corpo a funcionar no seu melhor. Ela torna a pele macia e o cabelo brilhante. Ela promove até mesmo um sistema nervoso saudável, pois afinal de contas o cérebro é composto de 65% de gordura. As gorduras insaturadas presentes no óleo de canola e girassol, nas sementes, oleaginosas e nos peixes gordurosos ajudam a diminuir o LDL. Alguns alimentos inclusive são ricos em Omega-3 o qual tem potente ação antiinflamatoria e ajuda a preservar principalmente a saúde cardíaca.

As gorduras saturadas têm uma reputação ruim, pois elas podem aumentar o LDL. Elas estão presentes principalmente nos alimentos de origem animal como carnes e laticínios. A Associação Cardíaca Americana recomenda limitar seu consumo para 5-6% do total de calorias no dia. Evite também o consumo de gorduras trans presentes principalmente em alimentos industrializados como salgadinhos, biscoitos, bolos, margarina, entre outros. Elas aumentam o LDL e diminuem o HDL, ou seja, prejudicam a saúde cardíaca.

 

Referência

http://www.webmd.com/heart/features/food-fats-feature

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