Consumo diário de chá e queda no risco cardíaco

Um estudo recente mostrou que pessoas que bebem um copo de chá por dia tinham 35% menos chance de ter um infarto ou outros eventos cardiovasculares maiores, comparado com pessoas que não bebem chá. O estudo mostrou que bebedores de chá tinham menos propensão de acúmulo de cálcio nas artérias coronárias. Os depósitos de cálcio são relacionados com condições sérias, como doença cardíaca e derrame. Apesar dos resultados, os pesquisadores ressaltam que o estudo é observacional e que não podem garantir que os resultados são decorrentes do consumo de chá ou do estilo de vida saudável dos consumidores de chá.

FE06OWTEA

Os pesquisadores analisaram os arquivos de homens e mulheres para ver quem teve infarto, derrame, dor no peito ou morreu por outros tipos de doença cardíaca nos 11 anos de estudo. O estudo mostrou que quem bebeu 1 copo/dia tinham cerca de um terço menos risco de um evento cardiovascular durante o período de estudo do que pessoas que não consomem a bebida. As pessoas analisadas beberam chá preto ou verde. Os resultados não foram separados pelo tipo de chá.

O estudo ecoa o resultado de outros estudos anteriores, com especialistas dizendo que os flavonoides encontrados no chá podem ser os responsáveis pelo efeito protetor cardíaco. Ainda é cedo para afirmar que beber chá irá ajudar a ter menos eventos cardiovasculares, como infarto e derrame, mas sugere que pode haver uma natureza protetora do chá ou que os consumidores da bebida são em geral indivíduos saudáveis.

Referência:
http://www.webmd.com/heart-disease/news/20160301/a-daily-cup-of-tea-may-soothe-your-heart?ecd=wnl_day_030516&ctr=wnl-day-030516_nsl-hdln_4&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *