Deficiência de vitamina D e risco de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência em idosos. Por ser uma vitamina lipossolúvel, a vitamina D possui uma série de efeitos promotores de saúde e tem benefícios terapêuticos potenciais em combater várias desordens, incluindo as não esqueléticas e aquelas associadas ao envelhecimento. Estudos têm indicado que a deficiência de vitamina D é prevalente na DA e em pacientes com demência. Baixos níveis dessa vitamina também pode ser um potencial fator de risco para o desenvolvimento da DA e demência. No entanto, há uma falta de uma avaliação compreensiva se a vitamina D está relacionada com um maior risco de desenvolvimento de DA e demência.

Alzheimer e a falta de vitamina d

Por isso, mais estudos precisam ser realizados avaliando um maior número de participantes e considerando as diferenças de gêneros e étnicas e com dosagens diferentes de vitamina D; para assim avaliar a eficácia da suplementação da vitamina D na prevenção de DA e demência.

 

REFERÊNCIA:

SHEN-L; JI, H-F. Vitamin D deficiency is associated with increased risk of Alzheimer’s disease and dementia: evidence from meta-analysis, Nutrition  Journal, v.14, n.76, 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *