Dicas para diminuir o colesterol e evitar problemas cardíacos

Diminuir o colesterol tem mostrado reduzir o risco de doença cardíaca. Mesmo se você está tomando um medicamento para baixar o colesterol, a dieta e o exercício podem ajudar a uma saúde cardíaca e vascular ótima. Na verdade, alguns tipos de colesterol são necessários para um funcionamento adequado do corpo. Mas, gordura saturada e colesterol aumentam os níveis de LDL o colesterol “ruim”. Altos níveis de LDL podem causar placas que se acumulam nas artérias, levando a doenças cardíacas e derrame. O HDL é um colesterol “bom” e ajuda a eliminar o LDL do sangue. É possível diminuir o LDL e aumentar o HDL com a dieta.

como reduzir o colesterol

Frutas e vegetais são ricos em antioxidantes os quais são benéficos à saúde. Além disso, comer esses alimentos normalmente resulta em um menor consumo de alimentos gordurosos. O peixe é benéfico para a saúde cardíaca, pois apresenta o ômega-3 e pobre em gordura saturada. O ômega-3 ajuda a diminuir os níveis sanguíneos de triglicérides. O mingau de aveia ou grãos integrais tem fibra e carboidratos complexos que ajudam a melhorar a saciedade. Esses alimentos ajudam a diminuir o LDL e ajudam a manter o peso corporal. Oleaginosas podem ajudam a diminuir o colesterol porque são ricas em gordura insaturada; assim como os óleos vegetais. Quando comer fora, tome cuidado com a qualidade e quantidade do alimento. Cuidado com o sal, calorias e gorduras saturadas escondidos. Cheque os rótulos de alimentos.

 

Referência:

http://www.emedicinehealth.com/slideshow_lowering_cholesterol_15_tips/article_em.htm

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