Dieta saudável, pele saudável

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A acne é uma desordem da constante transformação das células da pele, chamada de queratinização.  Uma  transformação  constante  inapropriada  leva  a  células  retidas,  o que  bloqueia  as  glândulas  sebáceas  e  poros  aprisionando  proteínas  e  sebo  (óleo natural da  pele)  sob a  pele.  Essas  proteínas  e  óleo  são  alimento para  a  bactéria  P. acnes, que provoca a acne. O corpo, inclusive a pele está em constante construção e, as  vitaminas  e  minerais  dos  alimentos  ajudam  nessa reparação  e  construção.  O alimento  é  apenas  25%  quando  se  trata  de  acne,  o  restante  é  influenciado  por hormônios, estresse, níveis de sono e onde se vive.

Alimentos saudáveis ajudam a reduzir a inflamação e diminuir a propensão à acne. A vitamina A ajuda a regular o ciclo da pele, para que nenhuma proteína causadora de acne e óleo seja aprisionada. Fones de vitamina A incluem o salmão, óleo de peixe, cenoura,  espinafre  e brócolis.  O  zinco  parece  prevenir a  acne através  da  criação  de um  ambiente  inóspito  para  o  crescimento  da  bactéria.  E  também  ajuda  a  acalmar  a pele  irritada.  Ele  é  encontrado  no  peru,  amêndoas, castanha  do  Pará  e  gérmen  de trigo. Os antioxidantes vitaminas E e C tem efeito calmante na pele e são encontrados na  batata  doce,  nozes,  óleo  de  oliva,  semente  de  girassol,  abacate  e  em  vegetais folhosos verdes.

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O selênio tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Está presente no gérmen de trigo, salmão, atum, alho, ovos e no arroz marrom. O ômega-3 inibe certas moléculas que levam a inflamação resultando em problemas de pele. A água ajuda a hidratar o corpo e a pele. Uma hidratação adequada ajuda a eliminar  toxinas  que  causam  problemas  de  pele.  Também  é  essencial  para  o metabolismo e regeneração da pele.

 

Referencia:

http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/features/diet-and-skin

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