Exercício aeróbio na manutenção cerebral

Um novo estudo mostrou que o exercício aeróbio retarda o encolhimento do tamanho cerebral na idade avançada, ajudando a manter a função cognitiva. O exercício aeróbio é um tipo de treino que aumenta a freqüência cardíaca e estimula o coração a bombear mais oxigênio pelo corpo. Entre os vários benefícios para a saúde do exercício aeróbio estão a perda de peso, melhora da saúde cardiovascular, redução da ansiedade e regulação do humor. Naturalmente, o tamanho cerebral diminui em 5% a cada 10 anos após os 40 anos. Esse efeito no envelhecimento cerebral também está associado com o declínio cognitivo.

Quando nos exercitamos há a produção do fator neurotrófico derivado do cérebro, um composto que pode ajudar a prevenir o declínio associado com a idade reduzindo a deterioração do cérebro. Estudos existentes usando modelos animais sugeriram que a atividade física tem o potencial de beneficiar o cérebro estimulando o crescimento do tecido nervoso e retardando ou prevenindo o declínio cognitivo. Eles mostraram que o exercício aeróbio não impacta no volume geral do hipocampo – região que tem papel na formação e consolidação da memória, mas aumenta o tamanho da parte esquerda do hipocampo.

Pesquisas indicam que o lado esquerdo do hipocampo, especificamente, está envolvida na função de memória e no aprendizado verbal. Os dados mostram, entanto que na verdade, aumentando o tamanho do hipocampo por isso só, os principais benefícios cerebrais são decorrentes do exercício aeróbio retardando a deterioração do tamanho cerebral. A associação entre a performance cardiorrespiratória com os aumentos tanto estruturais como de performance indica que o exercício aeróbio é um alvo para melhorar a saúde cerebral.

 

Referência

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320065.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=weekly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *