Festa Junina Light

festa-junina

Essa é uma das épocas mais esperadas! Regada a muita música, diversão e claro, comidas típicas. Pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, amendoim, paçoca, pamonha, tapioca. Fugir dessas tentações é quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade e optar por aquelas mais ricas em nutrientes.

O problema das comidas típicas é que a maioria delas apresenta altas quantidades de açúcar e gordura o que compromete todo o equilíbrio do organismo, além de contribuir para o aparecimento de doenças como a diabetes e a obesidade.

Outra questão é que na maioria das vezes eles estão acompanhados de açúcar, creme de leite, manteiga, leite de coco, coco, leite condensado. Normalmente as festas acontecem à noite, período do dia onde o nosso metabolismo já esta mais lento o que contribui para acumular na forma de gordura algumas kcals extras.

Abaixo, veja uma tabela com as calorias de algumas preparações típicas nas Festas Juninas:

festajunina

 

Qualidade nutricional dos alimentos típicos

Vinho quente: das opções alcoólicas é a melhor escolha. Sempre com moderação, claro! Esta bebida apesar de possuir alto teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, que devido à presença de flavonoides tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que em excesso podem causar prejuízos para o organismo. Outra propriedade presente no vinho é o resveratrol, que atua como cardioprotetor.

Milho: Seja como pipoca, canjica ou bolo possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, B9 (acido fólico), ferro e fibras, além de ser um alimento de fácil digestão.

Batata doce: possui carboidrato de médio índice glicêmico e é fonte de beta caroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer.

Pinhão: rico em proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras essenciais para a manutenção óssea e o bom funcionamento intestinal. Dose ideal: 5-8 unidades.
Abóbora cozida: possui vitaminas antioxidantes como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. No entanto, EVITE combinações com leite de coco, coco e leite condensado.

Amendoim: é rico em gorduras insaturadas que tem ação antinflamatória e, vitaminas. Sozinho, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Porém as versões pé-de-moleque e paçoca, são ricas em açúcar e gordura. Além disso deve-se tomar cuidado com a procedência dele pois alguns podem conter a aflatoxina, resultado da reprodução do fungo Aspegillus flavus, que é uma substância tóxica e teratogênica (motivo o qual grávidas não devem consumir esse tipo de oleaginosa), que podem ser prejudiciais também, àquelas mulheres que possuem candidíase vaginal ou outro tipo de fungo. Hoje em dia já tem produtos com o selo de “pureza”.

Tapioca: rica em carboidratos, porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Melhor optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado.

foto festa junina

Nessas festas onde as opções são diversas e calóricas vale o bom senso da quantidade e do tipo a ser consumido! Não exagerar é sempre o lema para curtir a festa e ao mesmo tempo manter a saúde em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *