Guia Nutricional para esportes de força

blog nutricao joyce guia nutricional esportes de força 1

A habilidade de gerar poder muscular explosivo e força é crítico para o sucesso no levantamento de peso olímpico e no levantamento de “poder”, assim como em eventos de arremesso de peso. Consequentemente, atletas competindo nesses eventos irão tipicamente incorporar alguma forma de exercício de resistência genérico dentro do seu programa de treinamento geral apesar do treinamento do esporte específico variar de forma significativa. A nutrição tem papel crucial em três aspectos do treinamento nutricional para os atletas de força: reabastecer do treinamento específico do esporte e de força, recuperação do seu treinamento e, promoção das adaptações ao treinamento, incluindo a hipertrofia muscular esquelética.

Reduções nos estoques de glicogênio musculares tem sido associados com prejuízo de performance no torque isocinético. A pesquisa de literatura dietética relacionada aos atletas de força sugere aos levantadores e arremessadores tipicamente um consumo de 3-5g/kg peso corporal de carboidratos, enquanto para os fisiculturistas uma dose diária de 4-7g/kg peso corporal, independente do gênero. Estudos sugerem uma ingestão de 20g de proteína de alto valor biológico (8-10g de aminoácidos essenciais) não mais do que 5-6 vezes ao dia resultando em um estímulo máximo da síntese muscular proteica.

blog nutricao joyce guia nutricional esportes de força 2

Recentemente, tem havido um grande interesse na co-ingestão de carboidratos e aminoácidos essenciais tanto antes como durante o exercício de resistência, presumivelmente para aumentar a disponibilidade de substrato e, portanto a performance física, promover um ambiente hormonal mais anabólico, estimular a síntese muscular proteica e/ou reduzir os índices de dano e dor muscular.

 

Referências:

SLATER, G.; PHILLIPS, S.M. Nutrition guidelines for strength sports: Sprinting, weightlifting, throwing events, and bodybuilding., Journal of Sports Sciences, v.29, 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>