Mix de castanhas e frutas secas para a saúde cardiometabólica

É bem estabelecido que certos padrões dietéticos diminuem o risco de doenças e beneficiam a manutenção da diabetes e da doença cardiovascular. Vários estudos demonstram que dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir o risco de sobrepeso, obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e hipertensão. Os benefícios das oleaginosas em relação a redução no risco de doença cardiovascular é comprovado. Além disso, seu consumo também está associado com menor risco de mortalidade por todas as causas e por câncer. Outros estudos associam seu consumo com a melhora na regulação do açúcar e insulina sanguíneos, marcadores de inflamação, função endotelial e outros marcadores de risco metabólico.

mix de castanhas e frutas secas nutricao joyce rouvier

Castanhas e frutas secas são alimentos saudáveis devido aos seus perfis nutricionais. Eles contêm fibra, potássio e uma variedade de compostos protetores bioativos. Oleaginosas são também uma fonte proteica e de gorduras insaturadas. Os estudos clínicos limitados no consumo de frutas secas e saúde cardiometabólica sugerem que elas podem diminuir a resposta da insulina após a refeição, modular a absorção do açúcar, promover saciedade e ter um efeito benéfico na pressão arterial.

Oleaginosas são ricas em tocoferóis, fitoesteróis e ômega-3, nutrientes que podem melhorar o status inflamatório, diminuir o colesterol total e LDL, reduzir a peroxidação lipídica e, modular a função endotelial, resultando em benefícios para a saúde cardiovascular. Elas têm também muitos micronutrientes que tem um papel no risco cardiovascular, incluindo baixo teor de sódio, alto magnésio, potássio e cálcio.

Referência:
CARUGHI, A. et al. Pairing nuts and dried fruit for cardiometabolic health, Nutrition Journal, v.15, n.23, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *