Descoberta genética pode ajudar a combater o Alzheimer

A doença de Alzheimer é um mistério, mas cientistas apontaram agora um pedaço raro do DNA que pode ser um escudo contra a doença – mesmo em pessoas que teriam o risco aumentado. A descoberta pode ajudar a explicar porque algumas pessoas com fatores de risco genéticos conhecidos não desenvolvem o Alzheimer. Os pesquisadores identificaram famílias com um grande numero de pessoas que tinham o principal fator de risco para o Alzheimer – o alelo E4 – mas não desenvolveram a doença.

Os pesquisadores então checaram os indivíduos para o DNA que eles compartilhavam entre sim, mas não com parentes que desenvolveram o Alzheimer. O resultado foi a descoberta que pessoas resilientes compartilhavam uma variação do gene RAB10, enquanto aqueles que desenvolveram Alzheimer não tinham essa variação genética.

Os pesquisadores então expressaram em demasia ou não essa variação genética nas células para avaliar seus efeitos nas proteínas relacionadas ao Alzheimer. Quando esse gene foi reduzido no corpo, parece diminuir o risco de Alzheimer.

 

Referência

https://www.webmd.com/alzheimers/news/20171205/gene-discovery-may-help-fight-alzheimers?ecd=wnl_day_120617&ctr=wnl-day-120617_nsl-hdln_2&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *