Relação entre Café x Câncer

O café é uma bebida muito popular, mas há uma preocupação que ele possa causar câncer. Em contrapartida alguns estudos mostram que ele oferece benefícios para a saúde. Então, o que as evidências dizem? O câncer é uma doença complexa e nem sempre é fácil determinar sua causa. Pesquisadores investigaram muitas substâncias diferentes para descobrir se aumentam o risco de câncer de uma pessoa. Substâncias que que podem causá-lo são conhecidas como cancerígenas. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) revisou mais de 1.000 estudos em humanos e animais e não encontrou evidências adequadas para indicar que o café é um carcinógeno. Embora estudos mais antigos tenham, por vezes, encontrado uma ligação entre beber café e desenvolver câncer, a causa era frequentemente fumar em vez de café, já que pessoas que fumam também tendem a consumi-lo.

Um estudo de 2017 sugere que seu consumo pode, na verdade, diminuir o risco de desenvolver formas específicas de câncer. Grãos de café torrados contêm uma substância chamada acrilamida, que é um subproduto do processo de torrefação. A IARC a classifica como um provável carcinógeno do Grupo 2A. Isso significa que há evidências substanciais sugerindo que ela pode causar câncer em animais. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se também aumenta o risco de câncer nas pessoas. O café não contém acrilamida, a menos que tenha vindo de grãos de café torrados. O seu consumo como parte de um estilo de vida saudável é improvável que seja um risco para a saúde, mas o consumo excessivo pode causar problemas de saúde. O café contém cafeína, que é um estimulante que torna o cérebro mais alerta e aumenta temporariamente a pressão arterial.

Beber até 4 xícaras de café por dia não deve representar nenhum risco para a saúde e pode reduzir o risco de certas doenças.

Referência:
Gapstur, SM. M. ET al,. Associations of Coffee Drinking and Cancer Mortality in the Cancer Prevention Study-II. Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention26(10):cebp.0353.2017 · July 2017. WHO, Press release. IARC Monographs evaluate drinking coffee, maté, and very hot beverages, June, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *