Antioxidantes e testosterona

Concentrações séricas saudáveis de testosterona em homens envelhecendo promovem saúde e longevidade. Esse hormônio é muito importante para a saúde e até mesmo uma redução considerada normal desse hormônio está associada com quedas na energia, motivação, auto-confiança, concentração, memória, qualidade do sono, força e tônus muscular; sensação de depressão ou tristeza e aumento de gordura corporal e IMC. Evidências demonstram que o envelhecimento está normalmente acompanhado do estresse oxidativo excessivo e aumento no dano oxidativo nas células de Leydig.

nutricao joyce como aumentar os niveis de testosterona 2

Caso as células de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona, sejam expostas ao estresse oxidativo elas irão exibir uma redução na atividade de enzimas antioxidantes e redução na capacidade de produção e secreção de testosterona. Alguns estudos indicam que reduzir o estresse oxidativo pode melhorar a secreção e produção de testosterona. A hipótese consiste em utilizar antioxidantes dietéticos como selênio, zinco, ácido alfa lipóico, Vitaminas C e E, fitonutrientes como os flavonóides, entre outros. O consumo de alimentos ou suplementos ricos nesses nutrientes ajuda, portanto, na saúde adequada.

 

Referência:

GLADE, M.J.; SMITH, K. Oxidative Stress, Nutritional Antioxidants, and Testosterone Secretion in Men,  Ann Nutr Disord & Ther – Volume 2 Issue 1 – 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *