Bebidas esportivas e energéticas

Pessoas tomam bebidas energéticas porque estas afirmam que melhoram a energia, ajudam na perda de peso, aumentam a performance e, melhoram a concentração. O principal ingrediente de bebidas energéticas é a cafeína. Elas também podem conter extratos de guaraná, taurina, carboidrato na forma de açúcar e, vitaminas. Pessoas bebem bebidas esportivas para repor a água (reidratar) e a perda de eletrólitos através do suor após a atividade. Eletrólitos são minerais como o potássio, cálcio, sódio e magnésio, que mantêm o equilíbrio de fluidos em níveis adequados.

bebidas energeticas e bebidas esportivas nutricao joyce nutricionista em sp 1

Bebidas esportivas também podem restaurar os carboidratos que o corpo utilizou durante a atividade. Elas vêm em diferentes sabores. A Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças e adolescentes não usem bebidas energéticas, pois podem provocar malefícios futuros. A melhor maneira para crianças e adolescentes melhorar a energia é através de uma dieta equilibrada e um sono tranquilo. Muita cafeína pode aumentar a pressão arterial e atrapalhar o sono. Além de causar dependência em grandes quantidades e com a retirada provocar enxaqueca e irritação. Um consumo aumentado de açúcar pode aumentar o peso corporal e provocar cáries.

bebidas energeticas e bebidas esportivas nutricao joyce nutricionista em sp 2

A cafeína tem mostrado melhorar a performance física em esportes de alta intensidade, mas os pesquisadores ressaltam que essa melhora é mais vista em atletas treinados do que em esportistas. Afirmam ainda que consumir doses baixas ou moderadas de cafeína produz o mesmo efeito do que em doses altas. Adultos e adolescentes tendem a misturar as bebidas energéticas com o álcool. A cafeína dessas bebidas pode fazer com que os efeitos do álcool sejam mais difíceis de notar e, assim não reparar em quão intoxicada as pessoas estão. Já as bebidas esportivas são mais indicadas para pessoas com uma alta frequência e intensidade de exercícios físicos e atletas, do que esportistas que irão se beneficiar mais do consumo de água.

 

Referência:

http://www.webmd.com/energy-and-sports-drinks-topic-overview?ecd=wnl_fit_071315&ctr=wnl-fit-071315_nsl-ld-stry_3&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>