Benefícios do Sorgo

sorgo-blog-nutricao-joyce-2

O sorgo é o quinto cereal mais importante do mundo, superado apenas por trigo, arroz, milho e cevada. Por sua versatilidade e facilidade de produção, estima-se que o sorgo tem sido utilizado como alimento básico de mais de 500 milhões de pessoas que vivem em países em desenvolvimento, principalmente da África e da Ásia. No Brasil, praticamente não há consumo de sorgo na alimentação humana. O cereal é cultivado, principalmente, visando à produção de grãos para suprir a demanda das indústrias de ração animal e como forragem, para alimentação de ruminantes.

Pesquisadores vêm demonstrando que o sorgo integral, além de fonte de carboidratos, é boa fonte de fibra alimentar e de compostos bioativos incluindo taninos, ácidos fenólicos e antocianinas, além de possuir quantidades consideráveis de amido resistente, minerais (fósforo, potássio, ferro e zinco), tocoferóis e tocotrienóis. A composição lipídica dos grãos é semelhante a do milho, com grande concentração de ácidos graxos poli-insaturados. Por ser rico em fibras pode contribuir para a saúde gastrointestinal e prevenção de doenças cardiovasculares e câncer e, no controle do diabetes tipo 2.

sorgo-blog-nutricao-joyce-1

Por ser rico em compostos bioativos tem alto poder antioxidante ajudando na prevenção de doenças crônicas. Além disso, a presença de taninos confere a ele poder anticarcinogênico, antimutagênico e antimicrobiano. Por não possui glúten serve também de alternativa para os celíacos.

 sorgo-blog-nutricao-joyce-3

Referências:

http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/publica/2009/circular/Circ_133.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>