Recomendações dietéticas para gestantes

Durante a gestação ganhar peso é normal. Na verdade é o melhor sinal que o bebê está crescendo. Naturalmente, isso significa que você precisa comer um pouco a mais do que o normal, no entanto, não significa que deve dobrar as porções. Durante a gestação o corpo se torna mais eficiente em absorver nutrientes dos alimentos, para que você não precise de calorias extras durante os primeiros três meses. Se atente às escolhas alimentares; é importante não comer demais, já que o excesso de calorias pode ser tão prejudicial como não comer o suficiente. Comer demais durante a gestação aumenta o risco de obesidade do bebê futuramente.

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Isso pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes na gestação (diabetes gestacional). Altos níveis de açúcar no sangue na gestação podem ainda aumentar o risco de aborto, defeitos no nascimento e problemas de desenvolvimento cerebral. Proteína extra (25g/dia) é necessária para o crescimento do bebê, especialmente durante a segunda metade da gravidez. Carboidratos são necessários para fornecer energia para o crescimento do bebê. Inclua alimentos integrais, os quais são ricos em carboidratos e fibras. Consuma quantidades suficientes de ômega-3, principalmente o DHA, importantes para o desenvolvimento cerebral e dos olhos do bebê, enquanto reduz o risco de aborto e depressão pós-parto.

Consuma o suficiente de B12 e ferro para sustentar os níveis de energia e a saúde. Eles também são necessários para o crescimento e desenvolvimento ideais do bebê. O cálcio e a vitamina D são necessários também para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Além disso, podem diminuir o risco de doença óssea, câncer, diabetes e depressão. Gestantes devem ser cautelosas com o consumo de alimentos não pasteurizados, carne crua, ovo cru, peixes ricos em mercúrio, vísceras, cafeína, bebida alcoólica, fast food e certas ervas.

 

Referência

https://authoritynutrition.com/pregnancy-diet-101/

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