Relação entre diabetes tipo 1 e câncer

Ter diabetes tipo 2 pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer, mas diminuir o risco de outros, de acordo com um estudo recente. Um risco maior foi visto para o câncer de estômago, fígado, pâncreas, endométrio, ovário e rins. Mas um risco reduzido foi observado para o câncer de próstata e de mama. Na diabetes tipo 1, o corpo não consegue produzir o hormônio insulina, o qual ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Pessoas com esse tipo de diabetes devem ser tratadas com insulina para sobreviver. Esse padrão de risco de câncer visto no estudo é similar ao visto em pessoas com diabetes tipo 2 e sobrepesos.

diabetes tipo 1 e cancer

Apesar dos resultados os pesquisadores afirmam que a falta de uma razão plausível o porquê a diabetes tipo 1 pode causar um aumento no risco de certos cânceres aumenta a suspeita para uma outra explicação para os resultados. É possível que os pacientes do estudo foram mau diagnosticados e alguns tenham diabetes tipo 2, ao invés de diabetes tipo 1. Essa confusão pode ter ocorrido já que todos os pacientes que os pesquisadores analisaram estavam tomando insulina.

Durante o primeiro ano após o diagnóstico da diabetes, o risco de câncer era mais do que o dobro para tanto homem como para mulher. Quanto maior o tempo que a pessoa tinha a diabetes tipo 1, as chances de câncer eram menores. Após 20 anos, o risco de câncer caiu para a população geral de homens. Para as mulheres, levou somente cinco anos para que o risco caísse para quase os níveis normais. Mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de câncer, como evitar de fumar e melhorar a manutenção do peso e da atividade física, são importantes para pessoas com diabetes tipo 1, particularmente devido aos vários tipos de câncer serem a explicação pela qual esses fatores afetam o risco.

Referência:
http://www.webmd.com/diabetes/news/20160301/is-type-1-diabetes-linked-to-raised-risk-of-certain-cancers?ecd=wnl_dia_030616&ctr=wnl-dia-030616_nsl-promo-2_title&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>