Muitas pessoas tem vontade de comer alimentos não saudáveis quando estão de dieta. Na verdade, acredita-se que cerca de 50% das pessoas tenham vontades alimentares, o que podem prejudicar a alimentação saudável. A fruta é uma escolha doce e nutritiva para quando estamos com vontade por doces. Ela fornece ainda fibras prebióticas, antioxidantes e compostos benéficos de plantas, com na sua maioria um baixo teor calórico. Além disso, o seu consumo foi associado com uma melhor saúde e menor risco de diabetes, doença cardíaca e obesidade. O iogurte grego é rico em proteína e mais pobre em açúcar do que o iogurte tradicional e, é uma boa fonte de cálcio, vitaminas do complexo B e bactérias benéficas.
Consumir um café quente, chá ou expresso após uma refeição pode ajudar a evitar a tentação da sobremesa. Além disso, o café aumenta o hormônio da saciedade peptídeo YY. Apesar de muitas barrinhas de cereais serem ricas em açúcar, é possível encontrar ou fazer algumas que oferecem nutrientes benéficos. Quando escolher uma barrinha, procure por uma minimamente processada e que contém alimentos integrais como aveia e frutas. Além disso, garanta que ela não contenha açúcar adicionado como xarope de milho. O chocolate meio amargo é feito de pelo menos 70% de cacau, sendo rico em antioxidantes. O queijo cottage é um queijo de baixo valor calórico e muito nutritivo.
Chips de vegetais são outra boa escolha de snacks. O edamame é o grão de soja imatura e, pode ajuda a matar a vontade de algo salgado. A sopa missô também é uma excelente escolha para vontade de algo salgado. Mix de castanhas e frutas secas oferecem benefícios para a saúde e saciedade. Cuidado somente com a porção. Se estiver com vontade de um snack saboroso, opte pelos vegetais com hommus.
Referência