Benefícios do açafrão-da-terra (Curcuma Longa) para a saúde

curcuma-ou-acafrao-da-terra-blog-nutricao-joyce-beneficios2

O açafrão-da-terra (também conhecido como “falso açafrão”) ou cúrcuma é uma especiaria indiana derivada dos rizomas da planta Curcuma Longa muito utilizada na alimentação e pela medicina Ayurvédica, principalmente nos países asiáticos. São conhecidos aproximadamente mais de 235 compostos da cúrcuma, entre eles os terpenos, diarilpentanóides, fenilpropenos, compostos fenólicos, esteróis e alcalóides. O seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Em 100g de cúrcuma são encontradas quantidades quase que ideais de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo.

Estudos em animais demonstraram que ela é rapidamente metabolizada, conjugada no fígado e excretada pelas fezes. A sua biodisponibilidade em humanos ainda não é conhecida. Por conta desse rápido clearance os pesquisadores normalmente a associam com outros ativos que melhorem sua biodisponibilidade como a piperina, presente na pimenta do reino. É comum no envelhecimento e em doenças crônicas por conta da sobrecarga mitocondrial um aumento na produção de radicais livres e do estresse oxidativo, além da pobre defesa antioxidante natural.

A curcumina modula a resposta inflamatória via COX-2, lipoxigenase e óxido nítrico sintaze indutível. Além de inibir a produção de citocinas inflamatórias como a TNF-alfa, NFkappa-beta ILs (1,2,3,6,8) e MCP. Por conta disso ela pode proteger contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras.

A cúrcuma age exatamente na diminuição desses radicais livres e na melhora da síntese dos antioxidantes naturais (GSH, SOD e GPX). Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo. Segundo estudos possui propriedades anti tumorais e previne o câncer. Algumas evidências indicam que ela possa inibir a atividade de algumas drogas quimioterápicas e/ou interferir em sua absorção e, por isso nesses casos deve haver indicação médica.

A promoção de um tumor está intimamente ligada a um estado pró-inflamatório e a curcumina diminui esse componente. Sua ação em estudos clínicos abrange a inibição da carcinogênese coloretal, pâncreas, gástrica, próstata, hepática, mama, orais e leucemia. Ela sequestra os radicais livres e impede a peroxidação lipídica protegendo contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose e danos oxidativos ao DNA.

Ela vem sendo utilizada contra condições gastrointestinais como a dispepsia, infecção por H pilory, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e colite ulcerativa. Estudos mostraram que ela ajuda na melhora dos sintomas como dor abdominal, inchaço, alterações no trânsito intestinal e frequência de evacuação alta. Ela também participa das fases de detoxificação hepática melhorando o seu funcionamento.

 

Pele

Já são conhecidos os danos provocados pelos radicais livres ao nosso corpo e principalmente para o nosso maior órgão, a pele havendo assim a necessidade de uma maior defesa antioxidante. Um dos componentes da pele responsáveis pela sua firmeza são os fibroblastos. A cúrcuma apresenta um componente com alto poder antioxidante, a curcumina e segundo estudos ela ajudaria a diminuir o estresse oxidativo submetido a pele trabalhando portanto contra o envelhecimento precoce.

curcuma-ou-acafrao-da-terra-blog-nutricao-joyce-beneficios3

Pesquisas indicam que o envelhecimento está ligado a falha progressiva dos sistemas de manutenção celular e reparação (MARS) e que estimulando esse sistema haja uma prevenção contra o envelhecimento. Além do estresse químico estamos sujeitos a outros tipos como a radiação UVB, temperatura, exercício, jejum prolongado, entre outros. Estudos demonstraram que a curcumina é capaz de aumentar a produção da enzima HO-1, protegendo os fibroblastos do estresse oxidativo.

Os pesquisadores ressaltam que ela agiria na indução da resposta ao estresse celular nos fibroblastos normais pela geração de radicais livres e redução no estado redox o que levaria a um aumento da HO-1 e outras enzimas antioxidantes naturais do organismo como a GSH melhorando assim a proteção contra danos futuros.

 

Exercícios

A função vascular endotelial está relacionada ao envelhecimento, a menopausa e a um aumento do risco de doenças cardiovasculares. Mudanças na dieta e a prática de atividade física vêm demonstrando melhorar a idade vascular. No caso da menopausa isso ocorre por conta do declínio dos níveis de estrogênio. Elevações na produção de citocinas inflamatórias e radicais livres resultam em disfunção endotelial. A curcumina um alcalóide presente no açafrão é conhecida por suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

Estudos recentes demonstraram que a ingestão de curcumina por 8 semanas em mulheres pós menopausa melhorou a função endotelial. A magnitude da melhora foi comparada a mesma exercida pela atividade física. Por conta disso outras pesquisas sugerem uma melhora ainda melhor quando a prática de atividade física é unida ao consumo de curcumina. O exercício aeróbio melhora a função endotelial, pois aumenta a biodisponibilidade de óxido nítrico (vasodilatador).

Os pesquisadores acreditam que a curcumina ajuda nessa função por inibir a produção de TNF alfa (inflamatório) exercendo efeito antiinflamatório. Eles sugerem que a combinação dos dois seja utilizada como estratégia terapêutica na melhora da função vascular endotelial, mas mais estudos com outros tipos de exercícios e publicações devem ser realizados para atestar essa propriedade da curcumina.

curcuma-ou-acafrao-da-terra-blog-nutricao-joyce-beneficios4

 

Referências:

FERRARI, C.K.B. Curcumin: a culinary herb and its health benefits. Journal of Modern Medicinal Chemistry, 2013.

JURENKA, J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma Longa: a review of preclinical and clinica research. Alternative Medicine, v.14, n.2, 2009.

LIMA, C. F. et al. Curcumin induces hme oxygenase-1 normal human skin fibroblasts through redox signalling: relevance for anti-aging intervention. Molecular Nutrition and Food Research, 2011.

NOBUHIKO, A. et al. Curcumin ingestion and exercise training improve vascular endothelial function in postmenopausal women. Nutrition Research, v.32, n.10, 2012.

69 ideias sobre “Benefícios do açafrão-da-terra (Curcuma Longa) para a saúde

  1. sergio zalewska

    Curcuma não é açafrão (Crocus sativus). Sugiro que inclua esta informação no seu excelente artigo, para evitar a confusão que somente nós brasileiros fazemos, devido somente à cor que os dois ingredientes conferem aos alimentos preparados.

    Responder
  2. VICENTE DE PAULO

    TENHO DESGASTE NO QUADRIL E O MEDICO PASSOU O MEDICAMENTO “MOTORE”CURCUMA LONGA, SO TOMO
    QUANDO ESTOU COM MUITA DOR E TEM RESOLVIDO.

    Responder
    1. Heronio

      VICENTE DE PAULO
      E o SUPLEMENTO com Glicosamina 1.500 mg + Condroitina 800 mg + MSM 700 mg ; 2 por dia, importado – USA?
      Resolveu problema semelhante desde 2004. Tomo 2 comprimidos, como manutenção, no intervalo de 4 a 5 dias.

      Responder
  3. Pedro Paulo Ramos Cavalcante

    Maravilha de Deus !
    Faço uso, realmente cicatriza as feridinhas e as inflamações anais, limpa meu fígado rapidinho das bebedeiras, cicatriza minha esofagite de refluxo. e melhora atividade sexual e etc….

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Olá! A cúrcuma é antiinflamatória e irá ajudar mas para uma melhora ainda maior da circulação quercetina e catequinas são a melhor opção. Voce irá encontrar nas frutas vermelhas e no chá verde. Além disso, chá de hibisco e cavalinha também melhoram esse processo.

      Responder
  4. jackson Robeiro Araujo da Silva

    sou hipertenso,tomo remédio de uso continuo,mantenho a pressão controlada,tem alguma contra indicação,o medicamento,motore curcuma longa, foi prescrito pelo meu ortopedista.

    Responder
  5. Urias Thurler Filho

    Caros amigos, não conhecia o cúrcuma, foi quando numa feira de hortifruti, ha 1ano atras que perguntei o que era, e ganhei um dedo dessa raiz e plantei, agora já tenho colhido o suficiente para o meu consumo na culinária o que estou amando, mas desconhecia que é um potente antiflamatório. Como poderei usa-lo para este fim? Como chá? Qual é a dosagem e a quantidade a tomar? Atenciosamente. Urias

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Olá Urias! Você pode utilizar por exemplo como tempero do arroz ou de massas. Para o chá, a dose é de 1g para 1 L de água. Obrigada!

      Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Ômega-3 irá te ajudar, assim como um maior consumo de fibras. O açafrão você pode colocá-lo no arroz ou tomar o chá. Obrigada!

      Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Rosangela, tudo bem?
      A CÚRCUMA É UMA ERVA ANTIINFLAMATÓRIA MAS NÃO É INDICADA PARA QUE TÊM PROBLEMAS RENAIS. PARA TER UMA AÇÃO MAIS EFUCAZ SUGIRO AS CÁPSULAS DE CÚRCUMA QUE TERÃO UMA CONCENTRAÇÃO MAIOR DO ATIVO, CURCUMINA, RESPONSÁVEL PELA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA. NA FORMA SE CHÁ COM A FINALIDADE DE MELHORAR O PERFIL LIPÍDICO SUGIRO A INGESTÃO DE 2-3 XICARAS DE CHÁ VERDE POR DIA. OU AINDA OS CHÁS DE FOLHAS DA ALCACHOFRA QUE MODULAM AS ENZIMAS HEPÁTICAS E AJUDAM A DIMINUI O COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS.

      Responder
  6. Ramon

    Eu tinha sério problema de esofagite, refluxo gastroesofágico e gastrite. Quase cometi a bobagem de operar. Sob orientação de minha nutricionista, manipulei cápsulas de curcumina concentrada com transresveratrol e Quercetina por 3 meses, depois passei a utilizar o açafrão na culinária diariamente.
    Não tenho mais problemas.

    Responder
  7. Teresa

    Tenho sómente um rim, e posso comer pouca proteína animal. Como estou com atroes nas maos, gostaria de saber se o medicamento Motore faria mal ao meu rim.
    Obrigada e aguardo sua resposta…

    Responder
  8. Waldecy Bortoloti

    gostaria de saber a quantidade que coloca no mel, de açafrão da terre, por exemplo quantas colheres de sopa em um litro de mel
    obrigado

    Responder
  9. lucivalda de paula cardoso

    Eu tomo alçafrăo uma xícara de agua morna, com 2 colheres de chá de alçafrăo e 2 colheres de chá de mel,e agua morna,1 xícara pela manhã em jejum e a noite.para dores de artrose .Está certo essas doses??

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      O açafrão é em pó ou a erva pura? Eu usaria a erva 1 colher de chá a dose. Doses altas de açafrão podem ser prejudiciais.

      Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Máximo de 3x ao dia. A dosagem ideal varia de uma pessoa pra outra. Sugiro que consulte um nutricionista para que ele adeque a quantidade pra você.

      Responder
    1. Maria de Fátima marques de lima

      Bom dia Eu gostaria de saber quem foi que descobri o esse milagroso remédio que foi salvação para mim eu sou cirurgiado artrose cervical artrose lombar lffibromialgia artrose os teatros e lombar degeneração disco terá plagia leve síndrome túnel do carpio nas duas mãos neuropatia poli raquilopaatia sinusite asma refluxo todos essas eu provo por diagnóstico se foi uma bênção por dois anos sofrendo muitas cãibra eu sou devoto do açafrão bjs pra todos

      Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Pode sim. 1col de chá (dose) de duas a três vezes por dia. Coloque a erva após a água quase ferver e deixe abafado por 5-10 minutos.

      Responder
  10. Claudio Precrimo

    Tenho 67 anos e sou hipertenso, quase sempre 17×11 mesmo depois de medicado – copiei uma receita de geléia de pé de galinha pela Internet onde vai a curcuma, mas depois de pronto que é contra indicado para hipertensão.
    Verdade ou mito?

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Olá Cláudio!
      Ela tende a afinar o sangue e diminuir a pressão arterial. Sugiro que converse com seu médico sobre o uso dela em conjunto com o seu medicamento, para que não apresente quedas bruscas na pressão arterial.

      Responder
  11. Mauri Ranieri

    Estou com uma grande duvida , o açafrão-da-terra ou cúrcuma tem o mesmo efeitos antioxitantes.
    Eu comprei açafrão-da-terra curcuma moida da Kitano

    Responder
  12. Ana Amélia de Freitas Dubois

    Me indicaram tomar MOTORE ,que é a base de Açafrão para Aliviar sérias dores na coluna e Fibromelgia.Mas estou preculpada e que tenho Úlceras Varicose que estou tratando com enfermeira em casa desde de Janeiro.Gostaria de saber se tem contra indicação para úlceras,para eu parar de usar.Por favor tão logo possa se possível me manda resposta.Desde já muito Grata. Comecei a tomar esta semana dia 05/09, por seria dores na Coluna. Por favor me de uma luz. Grata

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Oi Ana! Por ter ação antiinflamatoria ele ajuda com a fibromialgia. Com relação às úlceras varicosas sugiro que converse com o seu médico a respeito. Mas, devido essa ação pode ser que ela ajude sim no quadro.

      Responder
  13. jorge goto

    Prezada Joyce,

    Ganhei algumas batatas de Açafrão e pensei em pesquisar no Google a forma de plantio.
    No http://hortas.info/como-plantar-a%C3%A7afr%C3%A3o as imagens referente ao Açafrão apresentam bulbos arredondados mais ou menos parecidas com cebolas.
    Em outros sites as batatas estão mais parecidas com raízes de Gengibre – exatamente iguais as que ganhei.
    Será que existem espécies diferentes?
    Grato

    JGoto

    Responder
  14. Edna Santiago

    gostaria de saber como posso dar a curcuma para o meu cachorro ele esta com um tumor no final do estomago e pouco se alimenta,gostaria de saber se a curcuma pode ajudar para quem tem cancer de pele.

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Sinceramente não sei sobre a ação da curcuma em cães. Sugiro que converse com o veterinário ok? Alguns estudos afirmam que ela tem ação anti cancerígena diminuindo a proliferacao do câncer e tem ação anti-inflamatória.

      Responder
  15. Andréia AP. De Mattos Zancanaro

    Tenho uma dúvida o açafrão da terra é o mesmo que o açafrão dos tintureiro? Alguém pode me tirar essa dúvida. Obrigado.

    Responder
  16. ROSE MOREIRA DA SILVA

    Joyce, boa noite.
    Quero saber qual é a melhor marca de curcuma em capsulas, no mercado. Tenho medo de comprar placebo.
    Muito obrigada,
    Rose Moreira

    Responder
  17. Maria Aparecida Mota

    Boa noite! Adorei a matéria. A minha duvida é tenho pressão alta e diabetes, estou com excesso de peso posso fazer uso da cúrcuma?
    É comprada em pó ou raiz?
    Obrigada.

    Responder
    1. Joyce Rouvier Autor do post

      Pode usar nas duas formas. Raiz 1-2 rodelas por dia e no caso do pó 5g/dia (1 col. de chá). A combinação da cúrcuma com a pimenta do reino aumenta a sua absorção.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *