O álcool está relacionado com mais de 200 condições diferentes de saúde com estimativas recentes sugerindo que ele seja responsável por 5,1% das doenças e injúrias e por 3,3 milhões de mortes em 2012. Mundialmente, há uma relação positiva entre o consumo de álcool per capita e os níveis reportados de doenças relacionadas ao seu consumo e mortalidade. Os padrões de consumo de bebidas são raramente regulares ou imutáveis, ao invés disso, eles são caracterizados por picos e através do consumo dependendo da estação, dia da semana e ocasiões especiais. Métodos de pesquisas que tentem medir diretamente as mudanças individuais no consumo de álcool podem promover melhores formas de medição desse consumo e assim evitar as complicações que o consumo excessivo pode causar.
O marketing tem focado muito em estabelecer uma conexão entre ocasiões especiais como Natal, carnaval, Reveillon com um maior consumo de bebidas alcoólicas. A cultura prevalente de um excesso no consumo de álcool nessas ocasiões especiais ou até mesmo como rotina, combinada com essa propaganda aumenta o risco dos problemas acarretados pelo álcool, como por exemplo, acidentes de trânsito e internações por hipoglicemia severa.
Referência:
BELLIS, M.A. et al. Holidays, celebrations, and commiserations: measuring drinking during feasting and fasting to improve national and individual estimates of alcohol consumption. BMC Medicine. V.13, n.113, 2015.