Padrão dietético na velhice influenciando o desenvolvimento de câncer e doença cardiovascular

O envelhecimento corresponde com a prevalência crescente de doença crônica, incluindo câncer e doença cardiovascular. O papel da dieta na promoção da saúde é difícil de elucidar, visto que a dieta propicia uma série de alimentos e nutrientes. Pesquisas já focaram em nutrientes individualmente, no entanto, a dieta é multidimensional e compreende muitas interações entre nutrientes e não nutrientes as quais ocorrem quando ingeridos em combinação. Múltiplos nutrientes estão também contidos dentro dos mesmos alimentos, tornando o isolamento de seus efeitos individuais virtualmente impossíveis.

padrao dietetico na velhice influenciando o desenvolvimento de cancer e doenças cardiacas

Além disso, a composição dietética pode mudar significativamente entre as pessoas e entre populações, portanto padrões dietéticos, ao invés de nutrientes individuais, podem refletir melhor a complexidade da dieta e seus fatores influenciáveis e podem ser mais relevantes quando considera-se associações dieta/doença. Há evidências suficientes que apoiam uma associação entre a dieta e o câncer e, dieta e doença cardiovascular (CVD) em adultos jovens, no entanto, a mesma associação em idosos é limitada. Um IMC alto está associado com uma mortalidade reduzida por doenças crônicas incluindo a CVD em idosos e alguns estudos sugerem que uma dieta liberal para esse público pode proteger contra a má nutrição e fragilidade, enquanto restrições dietéticas recomendadas para manutenção de doença crônica podem conferir um aumento.

Um estudo atual conclui que nenhum dos padrões dietéticos dominantes estão positivamente associados com o desenvolvimento de morte por câncer ou CVD em idosos com exceção da associação entre a carne vermelha e processada e o risco de morte por câncer. Essa é uma mensagem importante para o desenvolvimento de futuros guias dietéticos. Pesquisas futuras explorando padrões dietéticos e doenças crônicas adicionais podem propiciar evidências adicionais para apoiar a liberação de recomendações dietéticas para idosos saudáveis.

Referência:
NOBBS, H.M. et al. Do dietary patterns in older age influence the development of cancer and cardiovascular disease: A longitudinal study of ageing, Clinical Nutrition, v.35, n.2, p.528-535, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *