Os frutos do sabugueiro (sambucus) são frutas vermelhas que apresentam compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Alguns estudos apontam a sua eficácia em bloquear os vírus da gripe. Os cogumelos em formato de botão são ricos em selênio, riboflavina e niacina, os quais tem papel crucial no funcionamento do sistema imune. Estudos afirmam que eles também apresentam ação antibacteriana, antiviral e antitumoral. O açaí está repleto de antocianinas, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. As ostras tem alto teor de zinco e, parece que este mineral pode ser um importante anti-viral. Além de ajudar na fertilidade masculina e na cicatrização de feridas.
A glutationa, presente na melancia, é um poderoso antioxidante e combustível do sistema imune combatendo infecções. O repolho tem em sua composição a glutamina que também fortalece a imunidade. Amêndoas contêm vitamina E e vitaminas do complexo B melhorando os efeitos do estresse. O gérmen de trigo é um alimento rico em fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e zinco, outro alimento amigo da imunidade. Probióticos presentes em iogurtes melhoram a função intestinal, além de fornecerem vitamina D, sendo que ambos atuam na melhora do sistema imune.
O alho apresenta vários antioxidantes que combatem os patógenos, como por exemplo, a H.pilory, responsável pela gastrite e em alguns casos câncer de estômago. O espinafre é rico em folato e vitamina C ajudando na produção de novas células e reparo do DNA. Os chás são ricos em flavonoides e polifenóis que combatem os radicais livres. Legumes alaranjados como a cenoura, abóbora e batata doce contêm vitamina A, um poderoso antioxidante relacionada com o retardo do envelhecimento e prevenção de câncer. Por último, o brócolis rico que tem vitaminas A e C e, glutationa.
Referência: