Dieta para reduzir o estresse

A manutenção do estresse pode ser uma arma poderosa para o bem-estar, já que muito estresse faz mal. Há muitas estratégias para amenizar o estresse e uma delas inclui a dieta. Alimentos podem ajudar como, por exemplo, dar uma sensação de conforto aumentando os níveis de serotonina como uma cumbuca de mingau de aveia. Outros alimentos podem diminuir o cortisol e a adrenalina, hormônios  do  estresse  e,  uma  dieta  saudável  pode  ajudar  a  equilibrar  o impacto do estresse através da  melhora do sistema imune e da redução da pressão arterial.

stress

Todos os carboidratos aumentam a produção de serotonina, mas optar pelos complexos que demoram em ser digeridos é uma melhor opção. As laranjas são ricas em vitamina C e estudos apontam que essa vitamina ajuda a diminuir os níveis dos hormônios do estresse além de melhorar o sistema imune. Pouco magnésio pode ativar dor de cabeça e fadiga, sintomas de estresse. Um copo de espinafre pode repor essa necessidade; assim como a soja e o salmão. O ômega-3  encontrado  em  peixes  como  o  salmão  e  o  atum  pode  ajudar  a prevenir os surtos de estresse e proteger contra doença cardíaca, depressão e TPM.

116238-114220

Beber café preto também pode ajudar a recuperar de momentos estressantes. Comer  um  punhado  de  oleaginosas  por  dia  como  as  amêndoas  ajuda  a diminuir o  colesterol, amenizar a inflamação e proteger  contra  os efeitos do estresse. Além de conter vitamina E e selênio que melhoram a imunidade e, as vitaminas do complexo B que diminuem as crises de estresse e a depressão. Suplementos  fitoterápicos  (sempre  com  prescrição  médica  e/ou  nutricional) podem  ajudar,  como  por  exemplo,  a  erva  de  São  João,  a  qual  mostra  em estudos benefícios contra a depressão. Exercício físico aliado a dieta também uma ótima alternativa contra o estresse.

 

Referência:

http://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-diet-for-stress-management?ecd=wnl_alt_071115&ctr=wnl-alt-071115_nsl-ld-stry_1&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>